Introdução
Olá, cidadões!
Estou eu aqui novamente, em mais uma de minhas aulas de PA!
Nesta vou ensinar alguns efeitos, manhas e técnicas que aprendi neste meu pequeno tempo de PA!
Esta aula deve ficar bem longa, mas não é complicada. Vou dividi-la em partes, cada um com um tema.
Dados
Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Geral - Efeitos;
Engine: Bem, pode servir para todo o tipo de PA;
Template utilizado: - ;
Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
Nível: Médio.
Aula
Anti-aliasing
Bem, anti-aliasing, também conhecida como AA, é uma técnica utilizada para suavizar a imagem.
Em PA, creio que todos sabem que usamos "quadradinhos". Sendo assim, quando vamos fazer um círculo, por exemplo, é impossível fazer um círculo perfeitamente redondo normalmente, certo? Pois é, anti-aliasing é muito usado para isto!
Ao fazer um círculo normalmente, isto é, sem anti-aliasing, ele fica "serrilhado". Isto porque os pixels não tem curvas, são quadrados. Usando anti-aliasing, se procura suavizar este círculo, o deixando com uma aparência mais realista.
Vejamos a imagem:
Ao observar, me diga: entre os círculos que estão no fundo branco, qual ficou mais "suave"? E entre os que estão no fundo verde?
Bem, se você observou bem, respondeu que foram os primeiros (primeiro do fundo branco e primeiro do fundo verde).
Isso porque foram nesses que, apesar de pouco, eu usei AA.
Observe:
Veja que, nos primeiros de cada fundo, eu usei uma cor que é mais ou menos uma mistura das duas outras cores para fazer o efeito.
Por exemplo, no primeiro do fundo branco, entre as cores azul escuro e branco eu usei um azul mais claro para o AA.
Já no fundo verde, entre as cores azul escuro e verde eu usei um azul-esverdeado.
Seguindo a lógica, se o fundo fosse amarelo e o lineart vermelho, por exemplo, eu usaria um laranja para fazer o AA.
Mas, como tudo, o excesso é ruim. Não saia colocando AA em tudo quanto é lugar, pois o trabalho será prejudicado.
Veja um exemplo de erro no AA:
Exemplo bom de AA:
Outros exemplos:
Com AA:
Sem AA:
Efeitos
Bem, agora vou passar pra você alguns efeitos que eu aprendi sozinho, observando outros trabalhos. Eles dão toques especiais no trabalho.
Efeito "Gosma" ou "Gelatina"
É bem provável que você tenha dito quando viu o nome: "What the hell is that?!" ou "Que troço é esse?!".
Na verdade, eu não achei nenhum nome que definisse isso, então tive que chamar assim mesmo!
Trata-se, simplesmente, disso:
Como foi que eu fiz este efeito? Bem simples, assim:
Você pode ter reparado que, neste sprite, eu usei as cores mais escuras no meio/centro, e as mais claras nas bordas. Só! :)
Efeito Metálico
Para fazer algo parecer metálico, eu descobri um truque. Nada revolucionário, claro, antes de mim milhares de pessoas já deviam saber disso. Mas descobri sozinho!
Você tem que, apenas, usar uma paleta especial. Mas, qual é esta especialidade da paleta? É assim:
A diferença de tons entre a cor mais escura e a cor mais clara é maior do que o normal.
Se você não entendeu, apenas leia novamente, bem devagar. Parece complicado, mas é simples.
Significa que, a cor mais escura é normal, porém a cor mais clara é mais clara do que nas paletas normais.
Exemplos:
Efeito Fosco
Bem simples também!
É mais ou menos o contrário do efeito metálico:
A diferença entre a cor mais escura e a cor mais clara é menor do que o normal.
Exemplo:
Efeito Madeira
Outro efeito bem simples!
Observe a figura:
Nela pode-se ser observado o que causa a aparência de madeira:
Tratam-se de linhas verticais (neste caso, que é uma tábua), em que se faz algo como "uma sim outra não".
Veja:
Final
Bem, espero que tenha dado pra entender e que gostem!
Quem quiser, pode postar o resultados aqui, eu ajudo com dicas!
Qualquer dúvida, pode perguntar que eu responderei!
Créditos
Eu, Leonardo, por ter criado a aula.
vlw
Última edição por Leonardo de Oliveira em Sáb Jun 11, 2011 5:54 pm, editado 5 vez(es)