Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+2
JuanCollin
.Leonardo
6 participantes

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por .Leonardo Seg Mar 28, 2011 9:52 pm

    Introdução

    Olá, cidadões!
    Estou eu aqui novamente, em mais uma de minhas aulas de PA!
    Nesta vou ensinar alguns efeitos, manhas e técnicas que aprendi neste meu pequeno tempo de PA!
    Esta aula deve ficar bem longa, mas não é complicada. Vou dividi-la em partes, cada um com um tema.

    Dados

    Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
    Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Geral - Efeitos;
    Engine: Bem, pode servir para todo o tipo de PA;
    Template utilizado: - ;
    Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
    Nível: Médio.

    Aula

    Anti-aliasing

    Oh Noes, como é que eu vou explicar isso!
    Bem, anti-aliasing, também conhecida como AA, é uma técnica utilizada para suavizar a imagem.
    Em PA, creio que todos sabem que usamos "quadradinhos". Sendo assim, quando vamos fazer um círculo, por exemplo, é impossível fazer um círculo perfeitamente redondo normalmente, certo? Pois é, anti-aliasing é muito usado para isto!
    Ao fazer um círculo normalmente, isto é, sem anti-aliasing, ele fica "serrilhado". Isto porque os pixels não tem curvas, são quadrados. Usando anti-aliasing, se procura suavizar este círculo, o deixando com uma aparência mais realista.
    Vejamos a imagem:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Y5kHg
    Ao observar, me diga: entre os círculos que estão no fundo branco, qual ficou mais "suave"? E entre os que estão no fundo verde?
    Bem, se você observou bem, respondeu que foram os primeiros (primeiro do fundo branco e primeiro do fundo verde).
    Isso porque foram nesses que, apesar de pouco, eu usei AA.
    Observe:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos W7gbR
    Veja que, nos primeiros de cada fundo, eu usei uma cor que é mais ou menos uma mistura das duas outras cores para fazer o efeito.
    Por exemplo, no primeiro do fundo branco, entre as cores azul escuro e branco eu usei um azul mais claro para o AA.
    Já no fundo verde, entre as cores azul escuro e verde eu usei um azul-esverdeado.
    Seguindo a lógica, se o fundo fosse amarelo e o lineart vermelho, por exemplo, eu usaria um laranja para fazer o AA.
    Mas, como tudo, o excesso é ruim. Não saia colocando AA em tudo quanto é lugar, pois o trabalho será prejudicado.
    Veja um exemplo de erro no AA:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos M1yoF
    Exemplo bom de AA:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos YY2Gx

    Outros exemplos:
    Com AA:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos 1ga8C

    Sem AA:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos VMPS9


    Efeitos

    Bem, agora vou passar pra você alguns efeitos que eu aprendi sozinho, observando outros trabalhos. Eles dão toques especiais no trabalho.

    Efeito "Gosma" ou "Gelatina"

    É bem provável que você tenha dito quando viu o nome: "What the hell is that?!" ou "Que troço é esse?!".
    Na verdade, eu não achei nenhum nome que definisse isso, então tive que chamar assim mesmo!
    Trata-se, simplesmente, disso:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Slime

    Como foi que eu fiz este efeito? Bem simples, assim:
    Você pode ter reparado que, neste sprite, eu usei as cores mais escuras no meio/centro, e as mais claras nas bordas. Só! :)

    Efeito Metálico

    Para fazer algo parecer metálico, eu descobri um truque. Nada revolucionário, claro, antes de mim milhares de pessoas já deviam saber disso. Mas descobri sozinho! Very Happy
    Você tem que, apenas, usar uma paleta especial. Mas, qual é esta especialidade da paleta? É assim:
    A diferença de tons entre a cor mais escura e a cor mais clara é maior do que o normal.
    Se você não entendeu, apenas leia novamente, bem devagar. Parece complicado, mas é simples.
    Significa que, a cor mais escura é normal, porém a cor mais clara é mais clara do que nas paletas normais.
    Exemplos:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos 6Avrl

    Efeito Fosco

    Bem simples também!
    É mais ou menos o contrário do efeito metálico:
    A diferença entre a cor mais escura e a cor mais clara é menor do que o normal.
    Exemplo:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos BUmt6


    Efeito Madeira

    Outro efeito bem simples!
    Observe a figura:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos ZXXXn

    Nela pode-se ser observado o que causa a aparência de madeira:
    Tratam-se de linhas verticais (neste caso, que é uma tábua), em que se faz algo como "uma sim outra não".
    Veja:
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos SdbDH


    Final

    Bem, espero que tenha dado pra entender e que gostem!
    Quem quiser, pode postar o resultados aqui, eu ajudo com dicas!
    Qualquer dúvida, pode perguntar que eu responderei!

    Créditos

    Eu, Leonardo, por ter criado a aula.

    vlw


    Última edição por Leonardo de Oliveira em Sáb Jun 11, 2011 5:54 pm, editado 5 vez(es)
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por JuanCollin Seg Mar 28, 2011 9:55 pm

    Bom tutorial ^^ Gostei do efeito madeira xD

    +1cred!
    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por .Leonardo Seg Mar 28, 2011 10:08 pm

    Obrigado! Não esperava um comentário tão rapidamente!

    Achei que não iriam entender o efeito madeira bem, não tinha a mínima idéia de como explicar ele!


    vlw


    _________________
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Fgqku
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por JuanCollin Seg Mar 28, 2011 10:09 pm

    Foi o que eu mais gostei, adorei suas aulas a pesar de eu ja ser pixel art, sempre tem algo a mais pra aprender né... ^^
    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por .Leonardo Seg Mar 28, 2011 10:13 pm

    Opa, obrigado!
    É mesmo, eu também estou sempre aprendendo coisas novas, principalmente observando outros trabalhos.
    Uma dica pra você é observar bem os trabalhos de outros autores. Um excelente site para isso é a Pixel Joint.
    Boa sorte nos pixels!



    vlw
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por JuanCollin Seg Mar 28, 2011 10:14 pm

    Aham, valeu pela dica ^^

    Obs.: Te mandei uma mp!
    avatar
    mestre1313
    Novato
    Novato


    Mensagens : 1
    Créditos : 0

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por mestre1313 Qui Jun 09, 2011 6:39 pm

    cara sou um poco novato nisso onde vc começou a aprender,um site um conjunto de videos pf da uma ajuda
    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por .Leonardo Qui Jun 09, 2011 6:50 pm

    Bem, eu comecei a aprender depois que comecei no RM, no final do ano passado. Comecei a aprender na MRM, lendo tutoriais e praticando.
    Existem muitos lugares em que pode aprender, como nos fóruns de RM (aqui, na Aldeia, existem tutoriais nesta área), a Pixel Joint, a Pixel Paradise, entre outros.
    Para você que está começando, sugiro observar bastante trabalhos de outros artistas, foi o que fiz, e começar com pequenos trabalhos, como chars e icons.
    Você também pode praticar e postar seus trabalhos para avaliação, isso também ajuda muito.
    Boa sorte!

    vlw


    _________________
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Fgqku
    tenchumaster
    tenchumaster
    Banido
    Banido


    Mensagens : 577
    Créditos : 76

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por tenchumaster Sáb Jun 11, 2011 1:23 pm

    E o efeito 3d?? se pode fazer um tuto encinando esse efeect?


    _________________
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Barradefan



    Barra de fan do meu joguinho use voce tambem

    [code:1][URL=http://imageshack.us/photo/my-images/163/barradefan.jpg/][IMG]http://img163.imageshack.us/img163/2981/barradefan.jpg[/IMG][/URL]

    [/code:1]
    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por .Leonardo Sáb Jun 11, 2011 2:32 pm

    Como assim 3d?
    3d, 3d mesmo não vai dar pra fazer com PA (e se der não sei como).
    Mas se estiver falando do efeito isométrico, talvez eu possa fazer um tutorial sobre, mas agora não estou tendo muito tempo.


    vlw


    _________________
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Fgqku

    Conteúdo patrocinado


    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 3 - Geral - Efeitos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 2:17 pm