Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+3
KaiqueHunter
DFox
RD12
7 participantes

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    RD12
    RD12
    Lenda
    Lenda


    Medalhas : Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 48080450Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Trophy11Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 GIueZSalvando e lendo arquivos - VB 6-8 ZgLkiRU
    Mensagens : 1946
    Créditos : 745

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por RD12 Qua Nov 16, 2011 10:50 am

    Sei que nem todos sabem isso, então eu mexi no visual basic e consegui. Eu não to retirando isso de outros tutoriais, eu nem li outros tutoriais de como salvar um arquivo. Esse método eu tentei até consegui e vou ensinar aqui:

    Salvando um arquivo:

    Se você está criando, por exemplo, um editor de textos, e quer colocar a opção para Salvar o texto, faça o seguinte:

    Procure na ToolBox (caixa de ferramentas) o componente SaveFileDialog, não seria necessário usar para salvar um arquivo, mas ele vai permitir o usuário escolher em qual local salvar o arquivo.
    Após adiciona-lo, clique nele vá nas propriedades, procure Filter, lá iremos colocar a extensão que irá ser salvo o arquivo. Funciona assim:
    Arquivo de Texto|*.txt

    A frase Arquivo de Texto, é o que vai aparecer para o usuário, e .txt, é a extensão que o arquivo será salvo. Se você quiser por mais de uma extensão, faça assim:
    Arquivo de Texto|*.txt|Imagem|*.png|e assim a diante|*.file
    onde Imagem seria a o que aparece para salvar, e .png seria a extensão

    Agora, você já definiu a extensão em que será salvo o arquivo, então vamos criar um botão para quando clicarmos nele abrir a janela para Salvar.
    Coloque um Botão, de dois cliques nele e no código dele coloque: SaveFileDialog1.ShowDialog (antes do .ShowDialog, é o nome que você deu para o componente.)

    Agora Teste o projeto e clique no botão, irá aparecer para escolher onde salvar o arquivo, e a extensão em que será salvo, deste geito:

    Imagem:
    Spoiler:

    Mas se você fizer só isso, o arquivo não será salvo, mas porque? Porque você colocou só para o usuário escolher onde salvar o arquivo, e o endereço onde ele irá ser salvo ficará SaveFileDialog1.FileName.
    Então vamos fazer salvar o arquivo neste endereço.:
    De dois cliques no componente SaveFileDialog1. e no código dele coloque:

    Dim Salvar As New IO.StreamWriter(SaveFileDialog1.FileName) ' Vai salvar o arquivo no endereço escolhido. Salvar é um Nome opcional, se mudar terá que mudar nos outros códigos também.
    Salvar.Write(RichTextBox1.Text) ' Aqui, é o que será escrito dentro do arquivo, se você quiser que salve oque o usuário escreveu na TextBox, só coloque o nome dela.Text. Ou se quiser salvar um texto que você mesmo escolheu, coloque ele entre aspas "", Ex: Salvar.Write("Texto a ser salvo")
    SaveFileDialog1.FileName = " " 'Limpa o endereço escolhido, para quando o usuário abrir novamente o SaveFileDialog não estar lá C:\\..
    Salvar.Close() ' É só para finalizar. Se você não por isso não irá escrever dentro do arquivo.

    Pronto Very Happy, agora abra seu projeto, escreva algo na textbox que você colocou para ser escrito no arquivo, e clique no Botão, irá abrir a janela para salvar, e escolher na onde e em que tipo de arquivo salvar. Salve e veja lá, estará criado Very Happy. Dúvidas diga aqui.

    Não acho que seja necessário postar a source, mas o código fonte ta aqui:

    Spoiler:

    Criado por RD12

    Depois irei postar o segundo tutorial, de como ler o arquivo e coloca-lo na textbox, já escrevi muito Successful.
    Não poste em outro lugar sem colocar meu nome.
    DFox
    DFox
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 819
    Créditos : 63

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por DFox Qua Nov 16, 2011 1:30 pm

    cara o meu deu QUASE tudo certo, o unico problema é que quando eu abro 1 arquivo salvo ele n tem nada escrito Sad


    _________________
    mãe, tô no youtube
    RD12
    RD12
    Lenda
    Lenda


    Medalhas : Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 48080450Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Trophy11Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 GIueZSalvando e lendo arquivos - VB 6-8 ZgLkiRU
    Mensagens : 1946
    Créditos : 745

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por RD12 Qua Nov 16, 2011 1:51 pm

    Entra no msn, e nos veremos o problema. Eu já te mandei pedido.
    Edit: Problema resolvido, ele esqueceu de por Salvar.Close()
    KaiqueHunter
    KaiqueHunter
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 620
    Créditos : 51

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por KaiqueHunter Qua Nov 16, 2011 2:17 pm

    Bom tuturial,curti,ta aprendendo xD.
    Paulo Soreto
    Paulo Soreto
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1980
    Créditos : 367

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Left_bar_bleue0/0Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Left_bar_bleue30/30Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty_bar_bleue  (30/30)

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por Paulo Soreto Qua Nov 16, 2011 4:16 pm

    Legal, bom tutorial, usa esse comando pra abrir o arquivo:
    Código:
    OpenFileDialog1.ShowDialog()

                RichTextBox1.Text = My.Computer.FileSystem.ReadAllText(OpenFileDialog1.FileName)
    É claro que você vai precisar ter alguns componentes, como a RichTextBox e o OpenFileDialog.


    _________________
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 FwYnoXI
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 ZgLkiRU
    Mensagens : 5336
    Créditos : 1163

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por Valentine Qui Nov 17, 2011 10:36 am

    Sabe colocar algum comando no arquivo de texto salvo e fazer com que o visual basic 6 leia esse texto como um comando e não como um texto?
    DFox
    DFox
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 819
    Créditos : 63

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por DFox Qui Nov 17, 2011 5:31 pm

    Como faço pra salvar em html tbm ?

    eu segui o tutorial, coloquei assim :

    Arquivo de Texto|*.txt|Arquivo HTML|*.html|

    aí dá um erro lá, e não muda, mas com imagens e txt eu consigo :/


    _________________
    mãe, tô no youtube
    DeaN
    DeaN
    Colaborador
    Colaborador


    Mensagens : 1243
    Créditos : 48

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por DeaN Qui Nov 17, 2011 6:30 pm

    Show fico bacana, da para criar dai com este script bastante coisa no vb6.


    _________________
    Dean, Programador Geral :)

    Contato: Skype:matucarvalho e Facebook
    The Enze - Vulzt

    Shield Block
    Anti-Cheat para jogos de FPS, agora vou adaptar para jogos de RPG principalmente para o RMXP.
    www.shieldblock.net
    fb.com/shieldblockoficial

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 MiB0H
    Paulo Soreto
    Paulo Soreto
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1980
    Créditos : 367

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Left_bar_bleue0/0Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Left_bar_bleue30/30Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty_bar_bleue  (30/30)

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por Paulo Soreto Qui Nov 17, 2011 6:50 pm

    Aproveitar o tópico pra fazer uma pergunta, qual é melhor entr esses 3:?
    Visual Basic 6
    Visual Basic 2008
    Visual Basic 2010


    _________________
    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 FwYnoXI
    DFox
    DFox
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 819
    Créditos : 63

    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por DFox Qui Nov 17, 2011 6:51 pm

    e pq tipo, eu aperto pra salvar com cor fonte e tals diferente, ok.

    se eu abrir o arquivo salvo vem do jeito q tava, porém ...

    se eu abrir no bloco de notas não vem com as cores nem fonte que tavam =/

    e como faço, pra não poder usar o botão maximizar?
    a tela ja esta fixed, n da pra esticar a tela, mas pelo maximizar da pra aumentar ainda Sad

    aí dps vc pode fazer um sistema de login e cadastro com banco de dados!!!! XD!

    Conteúdo patrocinado


    Salvando e lendo arquivos - VB 6-8 Empty Re: Salvando e lendo arquivos - VB 6-8

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 6:56 am