Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+2
LeonM²
MickeyRocknn
6 participantes

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    MickeyRocknn
    MickeyRocknn
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 71
    Créditos : 9

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por MickeyRocknn Sáb Abr 28, 2012 1:19 pm

    Vi Esta Aula No Aprendiz RPG É Vou Disponibilizar Aqui. Criador: Lucaswf1

    COMEÇANDO:
    É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.


    A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.

    O que são Objetos ?
    Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
    Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
    O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
    Objetos são manipulados através de seus métodos.
    Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
    Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.

    Traduzindo:
    Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.

    Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:

    Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.
    Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.


    Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc... (em um char do RGSS, temos hp, sp, str...)

    Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
    Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...

    Primeiro abra o seu editor de scripts, vamos analisar o que são objetos e quais são seus atributos e estados. Sempre que você encontrar class , esse alguma coisa é um objeto, veja que são muitos: Game_Character, Scene_Title, Spriteset_Map... Para os atributos, é bem fácil saber como identificá-los, basta procurar nomes com @ antes, todos eles são atributos, nos personagens temos, @hp, @sp, @maxhp, @str, @agi... E os estados? Um personagem pode estar morto não é? Isso pode ser considerado um estado (@hp == 0), mas não o único Successful. Não vou me aprofundar demasiadamente nessa parte pois isso nós aprendemos e compreendemos melhor com a prática! Após ler algumas aulas, voltem nesta e vejam como ficará mais claro!
    LeonM²
    LeonM²
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1802
    Créditos : 153

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por LeonM² Sáb Abr 28, 2012 6:42 pm

    Plagio, essa aula pertence ao Anderson Porto, ele é o criador, de todas essas aulas que você postou.
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação ZgLkiRU
    Mensagens : 5336
    Créditos : 1163

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por Valentine Dom Abr 29, 2012 12:44 am

    @MickeyRocknn
    Você tem um prazo de 24 horas para colocar o nome verdadeiro do autor dessas aulas ou irei apagar os tópicos.
    TecoKun
    TecoKun
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 1310
    Créditos : 69

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por TecoKun Dom Abr 29, 2012 12:54 am

    Leônidas escreveu:Plagio, essa aula pertence ao Anderson Porto, ele é o criador, de todas essas aulas que você postou.

    Faço de suas palavras as minhas,EU APRINDI( Fuckthashit )RGSS COM ESSAS AULAS,do Anderson Porto Fury


    _________________
    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação 9vqffD0
    Meu fórum de RPG Maker! ainda esta em construção, mas ja tem materias exclusivos! Visite-nos, você vai gostar!
    Status do fórum: PARADO (por enquanto)


    Alguns dos meus textos sobre Rpg, podem te ajudar Wink
    * Contos dos Heróis


    Deem uma olhada Successful 
    †AnjoFael†
    †AnjoFael†
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 408
    Créditos : 67

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por †AnjoFael† Dom Abr 29, 2012 1:07 am

    O.o....
    Sem Coments!


    _________________

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação 34g0n7q
    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação CczuLhS
    Facebook
    Canjoo
    Canjoo
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 505
    Créditos : 52

    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por Canjoo Seg Abr 30, 2012 10:05 pm

    isso foi plagio mas as aulas desse Anderson Porto são boas!

    Conteúdo patrocinado


    Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação Empty Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 10:04 am