
Os jogos feitos com o Rpg Maker 2000 possuem a função de tela cheia, porém neste método não podemos:
- Abrir janelas de outros programa por cima, mesmo que tenham a opção "Alway On Top"
- Alternar rapidamente entre as janelas do explorer com Alt+Tab
Isso acontece por que o RPG_RT.exe altera a resolução do monitor para 320x240 quando está em fóco, mesmo que o monitor não tenha essa opção, pois era assim que as máquinas com sistemas operacionais anteriores ao Windows 7 funcionavam:

Muitos computadores atuais ao abrir um jogo feito com Rm2k podem gerar um erro de DirectDrawn, acho que foi o erro DDERR_UNSPORTED.
Isso pode ser resolvido pelo jogador alterando o modo de compatibilidade ou mesmo forçando o jogo a iniciar no modo janela.
Mas isso frustra o jogador, então pensei em uma maneira de fazer isso sem precisar alterar o código-fonte do RPG_RT.exe.
Como instalar no seu jogo:
Apenas copie ou mova para a pasta do seu projeto e execute-o.
As configurações padrões são:
- A janela fica proporcional à resolução do monitor sem cortes, com barras escuras nas laterais (Aspect Ratio)
- O jogador não pode mudar para modo Esticado
O Game.exe usa o RPG_RT.ini para amarzenar as configurações.
Para forçar o jogo iniciar em modo esticado insira a seguinte linha:
- Código:
Stretched=1
Para permitir que o jogador alterne entre modo esticado e modo proporcional com a tecla F3 insira a seguinte linha:
- Código:
F3Enabled=1
Toda vez que o jogador pressionar a tecla a configuração atual vai ser salva, assim dá próxima vez que ele for jogar a tela vai estar da mesma maneira.
Trocar a teclar de captura de tela ou desabilitar captura de tela (Screenshot):
- Código:
ScreenshotKey=F7
F1, F2, F6, F7, F8, F9, F10, F11 e 0 ou qualquer outro valor para desabilitar
Se não for definido um tecla a tecla [F2] vai ser definida automaticamente.
Se desabilitar a pasta da Screenshot não será criada no arranque do jogo.
Se o jogador Segurar a tecla [Ctrl] e apertar a tecla de captura a pasta aonde as imagens são salvas vai ser aberta no Explorer.
Mudando o caminho para a pasta de capturas de tela, exemplos:
- Código:
ScreenshotPath=%UserDocs%
%UserDocs% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserPics% → C:\users\{Pasta do usuário}\Pictures\Screenshots\{Mesmo nome da pasta do jogo}
%UserRoaming% → C:\Users\{Pasta do usuário}\AppData\Roaming\{Mesmo nome da pasta do jogo}
Denifir o nome da pasta:
- Código:
ScreenshotFolder=Snapshot
ScreenshotFolder=Snapshot
ScreenshotFolder=_Screenshot
ScreenshotFolder=Fotos
ScreenshotFolder=Capturas
Se tentar usar o sinal "%" vai acontecer isso:
ScreenshotFolder=%WinDir% → C:\users\{Pasta do usuário}\Documents\WinDir
Como funciona:

Ao iniciar o Game.exe ele abrirá automaticamente o RPG_RT.exe que está na mesma pasta no modo janela, a barra de título será removida, a janela será maximizada (modo forçado) para o tamanho da resolução do monitor atual e será aplicado transparência de "1" para torná-lo invisível.
Em seguida, ele criará duas GUIs:
- A GUI de fundo mostrará as barras pretas nas laterais no caso de usar FullScreen no modo proporcional.
- A outra GUI será o espelho do jogo, onde é usado a API Gdip.ahk para espelhar a janela transparente.
A parte mais difícil foi restaurar a janela que espelha o jogo após ser minimizada junto com o processo RPG_RT.exe.
Como a ferramenta está vinculada ao PID do RPG_RT.exe que ela iniciou, não há risco de ser confundida com outro jogo aberto ao mesmo tempo.
Download:
https://www.mediafire.com/file/iuv9m0vhwiglzin/Rm2k-FakeFullScreen.zip/file
Password:
- Código:
rpgmaker2000
Se houver um alerta de vírus, não tente executá-lo, copie as informações do alerta e mostre-as aqui.
Por algum motivo, alguns antivírus apresentam um alerta de falso positivo, mas por motivos de segurança é melhor verificar.
Última edição por DevWithCoffee em Ter Fev 07, 2023 3:07 am, editado 1 vez(es)