Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+6
Mario.Hacker
KaiqueHunter
Lucas Roberto
DarkRoot
KuraMa
Lucas FM
10 participantes

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Kuraudo
    Kuraudo
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Trophy11Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 94Jxv
    Mensagens : 961
    Créditos : 75

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Kuraudo Seg Jul 25, 2011 6:45 pm

    Olha, você não seria preso pq a Enterbrain é la no Japão, do otro lado do mundo, as possibilidades de alguém de la ouvir falar do seu jogo é 1 em 1bi, a nao ser q seu jogo faça sucesso no exterior, o que e improvavel, e tambem vc e menor de idade. Mas se vc tem medo basta comprar a licença, que, claro, é do programa inteiro.


    _________________
    Antes de postar, leia as regras
    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 AIymW
    Fato Sobre George R. R. Martin:
    Lucas FM
    Lucas FM
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 191
    Créditos : 5

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Lucas FM Seg Jul 25, 2011 10:46 pm

    Bem, é que eu lembro de um jogo que eu jogava há uns anos (parei de gostar, pelo fato de ser ruim e infantil) que era o famoso Pokémon Online(PokéTibia). Aí a Nintendo descobriu que ele andava ganhando dinheiro com as contas Premium do jogo dele e ele foi preso.

    Aí eu tenho medo de isso acontecer comigo.

    Mas comprar a licença é simplesmente usar o RPG Maker em japonês, ou quando você compra aparece no registro?

    E como vão provar que eu criei o jogo com o RPG Maker pirateado?


    _________________
    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Sign_Yamamoto_Takeshi
    makergame2000
    makergame2000
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 501
    Créditos : 62

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por makergame2000 Ter Jul 26, 2011 9:13 am

    eu acho que a licença vem em japonês sim ou então em inglês

    para provar que o jogo que você criou não é pirata tem que mostrar a licença

    se a não tiver então isso já uma prova que é pirata


    ou então desista do host de 24 horas on e contas premiun

    ou então arranje um programa serio para fazer esse jogos

    você quer fazer um MMO né?
    use o eclipse
    e ai você pode vender o jogo
    ou então use o sagrado GAME MAKER
    Murakami Chokyu
    Murakami Chokyu
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 165
    Créditos : 13

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Murakami Chokyu Ter Jul 26, 2011 9:43 am

    Bem, acabei de tirar um artigo do Jornal RPG Maker pra esclarecer de vez sua dúvida:

    Baixar o RPG Maker é ilegal?
    Não. O RPG Maker tem copyright somente nos países em que ele está registrado. Nenhum produto tem direitos em países em que não está registrado. Portanto, se você baixar o RPG Maker de um site ou blog, você não estará debaixo do contrato de uso da Enterbrain, uma empresa que tem sede fora do Brasil.

    Vender meus jogos para amigos é crime?
    Não. Mas antes de irmos ao fato em si, vou esclarecer uma coisa: A única coisa que você vai passar para seus amigos, que não seja proveniente do RTP ou gráficos, são linhas de código. Ou seja, no momento em que você fala para seu amigo que é necessário o RPG Maker para rodar o seu jogo, quer dizer que você montou linhas de código que RPG Maker, já na casa de seu amigo, vai ter que decifrar e representar seus códigos em ações e movimentos.
    Em relação à legalidade da ação, vender suas "linhas de código" e gráficos PNG sem copyrights não é considerado crime. Pois você está vendendo algo que você mesmo produziu, no caso, os gráficos e as linhas de código. Ou seja, você constituiu as linhas de comando, você pode fazer o que quiser com o que você produziu. A Enterbrain não tem direitos sobre os usuários de RPG Maker no Brasil ou suas produções

    A Enterbrain no Brasil tem direitos?
    Não. Pois não tem nenhum representante, não tem nenhum registro de produto, não tem distribuição, não tem absolutamente nada. Para você entender melhor, a Enterbrain é tão imóvel aqui no Brasil que a Editora Digeratti de revistas de informática já vende o RPG Maker nas bancas de jornal do Brasil todo há mais de 6 anos. Eu mesmo comprei uma revista dessas. Portanto, aqui no Brasil, o RPG Maker é considerado freeware.

    Mas eu sou contra a pirataria! Quero comprar o RPG Maker de forma legal!
    O simples fato de baixar o RPG Maker é uma forma legal de adquiri-lo. O fato de você querer comprá-lo da Enterbrain só quer dizer que você quer o CD original com recursos extras. Original que eu digo é o de origem verdadeira, nós aqui, utilizamos o backup do CD de origem. O qual não tem copyrights na nossa terra, portanto, freeware.

    As comunidades sobre RPG Maker podem ser fechadas por pirataria?
    Não. Pois nem o site, nem o servidor acham-se debaixo do contrato de uso e reprodução do RPG Maker, pela Enterbrain. Fazendo assim das comunidades portais dentro da lei brasileira.

    Essa é a verdade no ponto de vista da lei brasileira sobre a legalidade do RPG Maker no Brasil. Espero que todos compreendam que o RPG Maker não é ilegal no Brasil e que tudo que provém dele, que todos nós compartilhamos não está a poderio da Enterbrain.

    Então acho que não seria nenhum problema criar seu jogo online com conta premium e servidor 24h.
    Abraços.

    Lucas FM
    Lucas FM
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 191
    Créditos : 5

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Lucas FM Ter Jul 26, 2011 11:29 am

    Muito obrigado por exclarecer minha dúvida, Murakami! Agora estou mais tranquilo.

    +Crédito.


    _________________
    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Sign_Yamamoto_Takeshi
    Murakami Chokyu
    Murakami Chokyu
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 165
    Créditos : 13

    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Murakami Chokyu Ter Jul 26, 2011 11:59 am

    Por nada! Qualquer coisa, estou a disposição!

    Conteúdo patrocinado


    Problemas com direitos autorais no RPG Maker - Página 2 Empty Re: Problemas com direitos autorais no RPG Maker

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:31 am