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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Criando jogos em VB.NET - Animações

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    Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 9:51 pm

    A imagem da animação funciona do mesmo jeito que a sprite do personagem.
    Vamos usar a imagem abaixo para estudo (ela é grande, então só cortei um pedaço para mostrar).

    1.bmp

    Suas medidas são:
    Width : 1152
    Height : 96
    12 Frames.

    Logo, 1152 / 12 = 96

    Vamos voltar ao projeto para trabalharmos. Agora adicione uma varíável Anim como Bitmap.

    Criando jogos em VB.NET - Animações Varanim
    Adicione o código para carregar a imagem, siga o mesmo exemplo da Sprite.

    Criando jogos em VB.NET - Animações Newbit

    Para reaproveitar todo o código e não ter que ficar digitando várias vezes a mesma coisa, vamos mudar as nossas subs DesenharImagem. Ela está feita para somente desenhar nossa Sprite. Vamos altera-lá para desenhar a imagem que desejamos.

    Criando jogos em VB.NET - Animações Gdraw

    Alterado:

    Criando jogos em VB.NET - Animações Newsubu

    Desenho do personagem alterado :

    Criando jogos em VB.NET - Animações Newdraw

    Adicione o seguinte código abaixo do desenho do personagem.
    Criando jogos em VB.NET - Animações Drawanim

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    Criando jogos em VB.NET - Animações Empty Re: Criando jogos em VB.NET - Animações

    Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 9:53 pm

    Como nossa imagem de animação apenas tem frames na horizontal. Vamos adicionar uma variável CurrentAnimX para guardar a atual animação.

    Criando jogos em VB.NET - Animações Animvar

    Agora acima de DesenharImagem(Anim vamos adicionar esse código :

    Criando jogos em VB.NET - Animações Currentanimx

    CurrentAnimX += 1

    Toda vez que, qualquer tecla for pressionada a variável aumentará em 1.
    Nossa animação tem 12 frames, como aqui devemos contar do 0 então ela tem 11 frames.

    If CurrentAnimX = 12 Then CurrentAnimX = 0

    O frame 12 já não faz parte da imagem (lembre-se, 11 frames), então quando chegamos ao frame 12 com a variável, retornamos ao 0.

    Agora apenas altere como mostra a imagem. Animação Width : 96.
    CurrentAnimX * 96

    Qualquer tecla pressionada aciona um frame da animação.

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