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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Criando jogos em VB.NET - Cenário I

    DragonicK
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    Mensagem por DragonicK Qua Jan 25, 2012 10:43 pm

    Sei que fiquei um tempo se continuar as aulas, motivos pessoais. Creio que algumas pessoas andam esperando por isso, aqui eu vou tentar ensinar como criar o cenário e algumas técnicas. Let's go work!

    A imagem que usaremos está na seção de downloads. E o atalho para o link está aqui.
    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Tile0011

    Download

    Antes de tudo, iremos começar declarando uma variável do tipo bitmap para carregar a nossa Tile.

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Scetilevar

    Não se esqueça de renomear para Tile - 001.

    E em seguida, carrega-lá.

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Sceloads

    Perceba no canto esquerdo superior da imagem (X:0, Y:0).

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Sceimg

    Vamos desenhar esse pilar. Observe as coordenadas, ele começa em X:32 e termina em X: 64, então podemos deduzir que seu tamanho em Width seja 32 pixels. E o mesmo ocorre para a coordenada Y.
    Ele começa no ponto Y:0 e termina no Y:64

    Criaremos dois procedimentos, um para desenhar os objetos primeiro, dando a impressão de que o jogador está por cima como por exemplo o chão. E a outra usaremos para desenhar em cima do jogador.

    Adicione as subs, ObjetosAbaixo e ObjetosAcima:

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Sceobjctd

    E no game loop, adicione.

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Sceobjg

    E agora desenhar o pilar, lembre-se das coordenadas.

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Sceobjdcode

    Criando jogos em VB.NET - Cenário I Scepilar
    Pilar


    Public Sub ObjetosAbaixo()
    Dim ScreenRect As Rectangle
    Dim ImageRect As Rectangle

    'Luz
    ImageRect = New Rectangle(160, 128, 84, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(70, 70, 84, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    End Sub

    Public Sub ObjetosAcima()
    Dim ScreenRect As Rectangle
    Dim ImageRect As Rectangle

    'Pilar 1
    ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(50, 50, 32, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Pilar 2
    ImageRect = New Rectangle(32, 0, 32, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(150, 50, 32, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Cristal
    ImageRect = New Rectangle(192, 0, 32, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(102, 53, 32, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Arvore 1
    ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(-20, -25, 64, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Arvore 2
    ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(5, -25, 64, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Arvore 3
    ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(25, -25, 64, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Arvore 4
    ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
    ScreenRect = New Rectangl(45, -25, 64, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)

    'Arvore 5
    ImageRect = New Rectangle(256, 224, 64, 64)
    ScreenRect = New Rectangle(65, -25, 64, 64)
    DesenharImagem(Tile, ScreenRect, ImageRect)
    End Sub

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