Aldeia RPG

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Suporte no desenvolvimento de jogos


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    Mensagem por Leandro.RPG em Ter Set 22, 2020 11:02 am

    Faz tempos que não escrevo algo no forum, sempre recebo os lembretes de novidades no meu email, venho aqui  e leio, mas...

    Hoje resolvi marcar minha presença aqui nesse tópico, eu estava muito curioso pelo RPG Maker MZ e sinceramente uns 2 meses antes do lançamento fiz até planos de fazer um remake com ele do meu jogo Lenda de Trizuris 2 que fiz no RPG Maker 2003 lá em 2007, confesso que a mão está coçando de vontade de colocar em prática meus planos e ambições, mas... tenho de terminar o jogo Flora 2 que comecei com o RPG Maker MV no final de 2019, estou usando alguns scripts do GALVs nesse jogo e como tempo é algo que eu não tenho a meu favor, mexo coisa de meia hora durante meu horário de aumoço.

    Agradeço demais por disponibilizar o MZ pra nóis.
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    Mensagem por renan-vieira em Ter Set 22, 2020 12:02 pm

    @Valentine escreveu:
    @vico escreveu:Na real, não sei se não fazem por medo de ter problemas judiciais com empresas como Square-Enix, Nintendo, etc, ou se é por gosto mesmo, mas eu gostaria muito de ver o Maker ter enfoque maior em personagens não-chibi (como era no XP e similar à jogos como Chrono Trigger, Secret of Mana e Terranigma), tu pode até dizer "ah mas é só não usar os gráficos do RTP" mas cara, fica muito esquisito usar chars não-chibi como o sistema de movimento padrão do jogo. O "correr" dele (principalmente na rabeira) é muito pouco fluído, dá pra fazer um snake bacana usando o maker, mas num JRPG eu acho que isso atrapalha e muito. A falta de um movimento mais fluído (pixel-based?) realmente chama a atenção.
    Eu também gostaria, mas, infelizmente, eles abandoaram essa ideia. O RPG Maker XP continua sendo o meu maker preferido, mas fui obrigado a usar o VX Ace, pois o XP ficou para trás, obsoleto.

    Eu também não acho que compensa criar um jogo mobile no MV/MZ, já que precisa fazer um serviço meia boca, como você mesmo disse. Existem outras engines que fazem isso melhor que o RPG Maker. E agora eles querem introduzir ferramentas de jogos 3D. No fim, o MZ nem vai ficar tão bom pra PC nem pra mobile, nem pra jogo 2D nem pra jogo 3D.


    Realmente é complicado, não fizeram isso por medo da Squere Enix e afins, fizeram devido ao conceito, porém a gente que fica em um "grupo mais avançado de desenvolvedor" não queremos desenvolver um jogo padrão, e esse padrão é a estrutura do RPG Maker. Eu ainda vivo pra ver a UI/Sistemas de criação do RPG maker ser implementado porém de código bem mais aberto para todos os tipos de RPG como Phaser.io, Love2D, e a atual que estou gostando muito tanto 2D como 3D Godot. Porém todos esses pecam em algo que o RPG maker tem em abundância, facilidade na criação, sistema bom de tileset, Charset, importação, música, criação de mapa, banco de dados e etc... Todos esses recursos é o que fazem o RPG maker, mas eles além de tentar empurrar o sistema de combate e todos os sistemas de jogo na gente, ainda tenta nos obrigar a ficar com ele. Infelizmente é complicado.

    Tenho todos os RPG maker, comprados, porém esse MZ não sei se vou investir.


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    Mensagem por Komuro Takashi em Ter Set 22, 2020 12:41 pm

    Salve @renan-vieira, mano se for levar em conceito o MZ é a versão ACE do MV, pra comprar no valor que está nao compensa nunca, embora esteja tudo atualizado, a versão do pixi um novo core, ainda peca muito com relação a programação, eu desenvolvo aplicações web e sei q a maneira de legado prototipado é defazado a anos e eles insistem nisso, nos da comunidade chamamos de JsOjima pq só o Ojima pra fazer tanta merda com JS. Mais eu sei pelo poder que o js tem q o limite é dado ao programador, infelizmente o MZ, pra quem quer apenas add plug-ins e mudar title e quer fazer um novo Zelda nao vai rolar, vc pode fazer basicamente tudo em relação a programação nele porém se não souber programar vai morrer no básico ou depender de terceiros.

    Lembrando que vc pode simplesmente apagar tudo e refazer o core do zero, algo que as engines em ruby pecam por não dar acesso ao kernel delas.

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