Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


2 participantes

    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto

    Swordsman
    Swordsman
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 89
    Créditos : 13

    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto Empty #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto

    Mensagem por Swordsman Dom Dez 28, 2014 12:05 pm

    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto


       Olá, tudo bem? Espero que sim. Aqui estou iniciando um tutorial de mapeamento básico, pois compartilhar conhecimento nunca é demais. Lembrando que isso é um tutorial básico de mapeamento, e não avançado. Enfim, vou dividir o tutorial em três partes: Terreno, Objetos e Layer superior, sendo hoje o primeiro tutorial explicando as noções básicas para então irmos para as três partes. Após a conclusão da leitura, vá para o segundo tutorial clicando aqui.


    O que são Layers


       Layers são as camadas de seu mapa. No RPG Maker XP, temos esse sistema para usarmos qualquer tipo de tilesets com mais liberdade e clareza. Explicando os layers e suas funções, podemos dizer isso deles:


    O layer 1 é o terreno.
    O layer 2 são os objetos. (O layer 2 fica acima do layer 1).
    O layer 3 são complementos. (O layer 3 fica acima de todos os layers).


    Aspecto


       Aspecto é nada mais e nada menos do que o desenho imaginário ou não do mapa. Por exemplo, quando você for fazer um mapa, não deve jogar objetos aleatórias e coisas aleatórias nele. Podemos dividir Aspecto em três categorias:
    1 - Tem que planejar o caminho que o jogador tem que fazer e deixar esse espaço escancaradamente amplo. Exemplo: Esse bosque servirá para o jogador chegar em uma outra cidade, então vou traçar um caminho com isso aqui e não vou botar muitos objetos bloqueados no caminho traçado.
    2 - Não esqueça de evitar simetrias para deixar seu mapa mais natural. Se preferir, use o google para pesquisar mapas com ao mesmo tema que o seu, assim você terá uma ideia de como fazer. Exemplo: Quero fazer um castelo, vou procurar um mapa de castelo no google feito em RPG Maker XP.
    3 - Esse é o Aspecto mais comum de se ter erros. O mapa SEMPRE tem que ter suas extremidades COBERTAS aonde não tem um teleporte ou algo do tipo ali. Ou seja, só não cubra o que for útil. Exemplo: Bom, nessa floresta terei apenas um teleporte ao norte, então vou cobrir todos os outros lugares que não tem teleporte com árvore, ou com algum objeto, etc etc...

    See ya


       Bom, se você leu tudo nesse tópico você já possui as noções básicas de mapeamento para iniciar de verdade o tutorial. Então, depois de uma boa leitura, vou fazer mais um tutorial em breve quando vamos por a mão na massa. See ya! Clique aqui para ir para o segundo tutorial.
    Pablo Kawan
    Pablo Kawan
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 480
    Créditos : 158

    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto Empty Re: #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto

    Mensagem por Pablo Kawan Seg Dez 29, 2014 8:59 pm

    legal, só não dou +1 pq to com preguiça


    _________________
    Assinatura removida pela Staff
    ^ Tenho nova, surprise
    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto H2D9a9k

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:44 am