Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    #2 Tutorial de Mapeamento Básico: Primeiro Layer (Terreno)

    Swordsman
    Swordsman
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 89
    Créditos : 13

    #2 Tutorial de Mapeamento Básico: Primeiro Layer (Terreno) Empty #2 Tutorial de Mapeamento Básico: Primeiro Layer (Terreno)

    Mensagem por Swordsman Dom Dez 28, 2014 1:20 pm

    #2 Tutorial de Mapeamento Básico: Primeiro Layer (Terreno)


       Olá, tudo bem? Espero que sim. Aqui estou iniciando um tutorial de mapeamento básico, pois compartilhar conhecimento nunca é demais. Lembrando que isso é um tutorial básico de mapeamento, e não avançado. Enfim, vou dividir o tutorial em três partesTerrenoObjetos e Layer superior, sendo hoje o segundo tutorial explicando o primeiro layer! Se ainda não leu o primeiro tutorial, clique aqui.

    Terreno


       Wow! Finalmente começamos com a mão na massa. Antes de começarmos, temos que saber o que é terreno. É uma coisa bem simples: Aonde fica a grama, a terra, as estradinhas, um riozinho, enfim, tudo com inho.
       Bom, esse layer é o responsável, em conjunto com todos os outros, pela linearidade do seu mapa, ou seja: que segue uma lógica. No primeiro tutorial eu expliquei sobre isso, se quiser dar uma passadinha lá, clique aqui.

    Mão na massa


       Agora sim! Sabendo o que é terreno, vou fazer um mapa somente para este tutorial como um exemplo, então começaremos do 0.

    Imagem do Mapa:

       Vamos começar pela terra. Em meu mapa, meu objetivo é que o jogador percorra o Sul até o Norte do mapa. (Fazer um mapa linear, que tem lógica, lembram?). Além disso, vou adicionar uma espécie de grama mais escura ao redor, podendo fazer o jogador pensar que é uma grama úmida ou uma grama mais escura mesmo.

    Imagem do Mapa:

       Show! Esse mapa vai ficar algo muito excitante! (Maliciosos hmm). Agora que já temos uma base do mapa, está faltando água. Usemos um pouco de lógica, toda floresta, bosque ou coisa do tipo precisa de um rio, pois geralmente ele abastece as árvores. Então, vou fazer um pequeno lago no canto inferior direito e esquerdo para ajudar a também a cobrir as extremidades que o jogador não precisa chegar.

    Imagem do Mapa:

    See ya

       Bom, se você fez leu e fez tudo o que está nesse tópico você já deve ter feito alguma coisa ai em seu RPG Maker XP. Então, salve esse mapa maroto para no próximo tutorial, você colocar objetos e árvores nele. See ya.

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 4:16 am